URBANISMO CONTRA O COVID-19 - CARTA ABERTA


Rio de janeiro, 18 de março de 2020

Covid19,  Urbanismo e Vulnerabilidade

Carta Aberta e em Constante Construção

Por tempos arquitetos e urbanistas retiraram-se da pauta sanitarista, porém é hora de retomarmos, utilizando as ferramentas que temos disponível e as condições de possibilidades científicas que temos ao nosso alcance. O primeiro ponto é compreender que operar, pensar e trabalhar a cidade não é uma tarefa simples, e muito menos uma tarefa que está nas mãos apenas dos arquitetos. A construção de cidades democráticas e que sejam capazes de sair desta calamidade com equidade e justiça passará por um processo interdisciplinar constante de relações humanas.
Este documento é parte de um processo construtivo coletivo cujo principal intento é pensar os procedimentos de controle de pandemias em áreas de vulnerabilidade social e espacial. Um processo como o que estamos vivendo exigirá de todos nós grandes esforços de construção de um novo paradigma. Não podemos repetir erros do passado que nos assolam, mas também não podemos negar os processos históricos e com eles devemos aprender. 

É possível que estejamos em uma mudança paradigmática da sociedade e com esta mudança todo o sistema se impacta. De certo neste momento não teremos respostas prontas ou definitivas, estamos no momento dos fatos, porém com nossas condições de possibilidades caminharemos em proposições.

A luta agora é pelo direito básico à vida, e esta luta é global. Temos que aprender com as operações bem sucedidas, e acima de tudo aprender a colaborar e sermos parte de um todo. Nossa proposta não visa resolver ou fechar todas as soluções, mas visa ser um movimento que se integra a outros em caminho de partilha e de construção contínua do debate, das proposições e das ações. 

Se por um lado pensamentos históricos produziram cidades planejadas, espraiadas e negaram a cidade existente na busca das soluções mais salubres, hoje nosso grande desafio é pensar e conceber soluções para a cidade como ela é. Esta cidade já vivida e concebida por todos. Precisamos pensar em um urbanismo onde a solidariedade de garantir o sabão para lavar as mãos se torne tão ou mais importante que a construção de portos maravilhas. Pensamos assim a cidade por um viés da partilha e do traço de estratégias que não a neguem neste momento. 
Dar água e sabão a quem necessita é urbanismo!

Em meio ao labirinto que a nova conjuntura nos traz seguimos produzindo para o comum, para a garantia do direito à vida digna de todos os cidadãos. Cumprir nosso papel que em princípio pode seguir aqui por duas diretrizes: 
1 Conscientização: trabalhar com constância para chamar a atenção para essa realidade.
2 Planejamento e construção: preparar os territórios para novas situações como a que estamos enfrentando.

Antes de sermos nossas profissões, nossos cargos e títulos, somos cidadãos e como tal, a nós cabe pensar e trabalhar para o bem estar de todos os que como nós são cidadãos. Trabalhando na garantia dos direitos mais básicos instituídos por nossa Constituição Federal, em especial destacamos o

 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


Temos sistematizado nossas ideias em dois eixos, sendo eles a proteção e atendimento; e em 3 temporalidades: soluções e propostas emergenciais, de médio prazo e estruturantes para longo prazo.

Apresentamos abaixo pontuações a respeito do primeiro eixo debatido por este grupo: Proteção no entendimento do que devemos e podemos fazer para garantir as redes de proteção e ação destinada às pessoas de mais vulnerabilidade social.


Frentes de ação

1. Proteção

1.1 - emergencial

- Informar, Conscientizar, Informar!
- Garantir e articular itens de limpeza, e campanhas do mesmo para locais de vulnerabilidade social.
- Criar e participar de uma rede de diagnóstico fortalecendo os agentes de saúde comunitária e participarmos junto a eles no que for necessário para garantir salubridade ao local.
- Garantir e auxiliar no cuidado dos espaços para que se cumpra o isolamento social dos cidadãos que assim o podem
- Lutar em conjunto na defesa da renda básica universal a todo cidadão precarizado que está em situação emergencial.
- Elaborar mapeamento voluntário (a princípio) de problemas na cidade e dos territórios mais infectados.
- Incentivar que hotéis, escolas e universidades possam ser adaptados temporariamente para que possam receber moradores de favelas que estão no quadro de vulnerabilidade e não tem condições de salubridade nas residências em que vivem. Garantindo para estes um raio de proximidade de sua casa original.
- Garantir ações emergenciais de arejamento nos ambientes dos mais vulneráveis.
- Uso solidário de sistemas de locação compartilhada de quartos e imóveis para familiares que têm necessidade de se manter em isolamento mas não tem condições.
- Realizar ações táticas de saneamento emergencial.
- Averiguar as condições de salubridade em ambientes carcerários 

1.2 - médio prazo
- Fortalecimento de políticas públicas de ATHIS relacionadas à inadequação de domicílios, pensando a salubridade caso a caso.
- Fortalecimento da política de saneamento, meio ambiente e investimentos em urbanização de favelas; 
- Apoiar e participar da implementação de comissões inter-entidades e sociedade civil que tenha como foco o cuidados sanitaristas e o patrocínio a saúde.
- Monitoramento constante com acesso livre a população sobre a utilização e direcionamento dos recursos públicos pela internet
- Implementação de comissões populares de monitoramento dos planos emergenciais e dos gastos públicos utilizados com estes planos. 
-  garantir articulação em redes por parte destes grupos
- Organizar pólos de ação na cidade que tenham funcionamento efetivo no controle de pandemias e outras questões estratégicas.
-  Construir observatório popular de grandes crises sociais e urbanas, formados por membros da sociedade civil, dos pólos de pesquisa afins e das entidades profissionais organizadas.
- Sabendo que o Brasil possui atualmente a terceira maior população carcerária do mundo, e que esta população vive em espaços superlotados e com precário acesso à higiene, atuar em prol da redução do fluxo de ingresso no sistema prisional e da garantia de melhores ambientes nas prisões. Tal medida vai de encontro a uma estrutura que oprime o julgado/condenado e que dificulta a sua posterior reinserção na cidade

1.3 - longo prazo
- Instituir controle permanente de doenças viróticas aéreas.
- Manter as comissões constituídas e de cunho popular como parte integrante dos sistemas de produção e elaboração de políticas públicas.
- Fortalecer a participação popular na tomada de decisão e projetos urbanísticos e arquitetônicos com cuidados de se cumprir a função social do território respeitando o direito coletivo acima do direito privado.
- Estruturas estratégicas como recursos hídricos fluviais e pluviais, recursos energéticos e de saúde sejam declarados bens comuns. Garantindo-se assim que o coletivo esteja acima do privado no seu uso e gestão.

Ações e lutas a serem traçadas  junto a órgãos públicos, instituições e demais entidades

-  Cobrar anistia e suspensão de tributos, contas de luz, contas de água, condomínio, aluguéis ou similares.
- Cobrar que sejam feitos testes para casos graves na cidade formal e teste em massa em áreas de aglomerações e favelas, para termos controle dos portadores não sintomáticos.
- Colaborar para garantia da eficácia da execução do artigo 196 da Constituição Federal de 1988, direito à saúde pública de qualidade.
- Garantir que o funcionário que esteja em quarentena não seja demitido ou tenha salário reduzido.
- Atuar junto às demais entidades e sociedade civis na garantia de direitos de dignidade a vida, a saúde e a cidade a todos os brasileiros.
- Defender a liberação por tempo emergencial de patentes de itens tecnológicos que sejam necessários e que impactem diretamente na garantia de salubridade dos territórios em todas as suas escalas.
- Defender a liberação de cobrança de direitos de copyright de produções científicas que sejam necessárias e que impactem positivamente na garantia de salubridade dos territórios em todas as suas escalas.
-Defender políticas de infraestrutura urbana que garanta a equidade e justiça social

Subscrevemos este documento. Uma rede de profissionais e estudantes, arquitetos de ofício, militantes de movimentos, representantes de instituições e entidades. Independente de tudo, estamos nesta luta comum por um urbanismo que pense a cidade como ela é que assume o desafio desta luta pela vida.
Rodrigo Bertamé — Arquiteto e Urbanista — mestre pelo Prourb/UFRJ - presidente do SARJ.
Margareth da Silva Pereira — Arquiteta, Urbanista professora Prourb/UFRJ.
Debora Santos Gonçalves de Bento — Socióloga/UCAM, Especialista em Política e Planejamento Urbano/IPPUR-UFRJ, Professora de Sociologia da Rede Estadual / RJ.
Andrea Borges, D.Sc. UFRJ, Arquiteta Gerar Arquitetura. Professora Mestrado em Desenvolvimento Local — Arquitetura e Urbanismo UNISUAM | UVA.
Eric Gallo, Arquiteto e Urbanista. Mestrando FIOCRUZ.
Valéria Fialho — Arquiteta e Urbanista.
Alyne Reis. Arquiteta e Urbanista. Mestranda UFRRJ.
Izabela Factorine. Estudante de Arquitetura e Urbanismo.
Luis Fernando Gomes Pereira — Estudante de Arquitetura e Urbanismo USU — Morador do Morro da Providência (1° Favela do Brasil).
Caroline Pereira — Estudante de Arquitetura e Urbanismo.
Cláudia Pires — Arquiteta Urbanista e Professora — Comentarista de Urbanismo Rádio CBN.
Mariana Estevão - Arquiteta e Urbanista, presidente da ONG Soluções Urbanas, Conselheira Fiscal do SASP.
Bárbara Boy — Arquiteta e mestranda em Urbanismo — Prourb/UFRJ.
Renata Manhães Galiaço — Arquiteta e Urbanista FAU/UFRJ — Arquiteta Estatutária da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo — Especialista em Turismo: Gestão, Economia e Cultura — IE/UFRJ — Mestre em Arquitetura e Urbanismo — PPGAU/UFF.
Natália Cidade — Arquiteta e Urbanista — doutoranda no IPPUR/UFRJ.
Dilton Lopes — Arquiteto, Urbanista e Professor da FAUFBA.
Alinne Christiny — Arquiteta e Urbanista — Especialista em Avaliação, Auditoria e Perícia; Esp. em Desenvolvimento e Projeto de Estruturas e Fundações — IPOG.
Clarissa da Costa Moreira — Arquiteta Urbanista. Professora EAU/UFF.
Gerônimo Leitão, Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo EAU/UFF.
Núbia França de Oliveira Nemezio — Arquiteta e Urbanista — mestre pelo Prourb/UFRJ.
Sandra Kokudai — Arquiteta e Urbanista UFRJ — Fundação Bento Rubião.
Aruan Braga - cientista social mestre em políticas públicas (UFRJ) e diretor do Observatório de Favelas.
Vitor Dias Mihessen, Economista, coordenador na Casa Fluminense.
Carolina Capelli - Arquiteta e Urbanista.
Aline Fernandes Barata - Arquiteta e Urbanista - doutoranda em Planejamento Urbano, Oxford Brookes University.
Adir ben Kauss — ex-presidente do IAB/RJ.
Cicero Alvarez - Ex-presidente da FNA.
Gustavo Jucá Ferreira Jorge — Arquiteto e Urbanista, coordenador acadêmico da UNISUAM, e membro da.diretoria da ABEA — Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura.
Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA.
Isabel Tostes - Vice Presidente do CAU-RJ.
Edivaldo Souza - Ex-presidente do SARJ e Vice Presidente do CAU-RJ.
Igor de Vetyemy- Arquiteto, Urbanista, professor e pesquisador da UVA, UNESA e IED, Ex-Diretor da ABEA e do INPUC, Atual Copresidente do IAB-RJ.
Eleonora Mascia - Arquiteta e Urbanista, Mestre pelo PPGAU-UFBA, Presidente da FNA.
Jeferson Salazar -Arquiteto e urbanista UFRJ — Ex-presidente do SARJ e FNA. — Presidente do CAU-RJ.
Anderson José de Castro Agostinho - Arquiteto e Urbanista, Mestrando PPGAU-UFV, Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Jéssica Rossone - Arquiteta e Urbanista, Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ, Professora da Rede FAETEC
Daniela Sarmento - Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional, docente da FURB, Ex- presidente do IAB Núcleo Blumenau, Presidente do CAU/SC 
Juliana Dreher - Arquiteta e Urbanista - Conselheira do CAU/SC, COSU-IAB, Diretora Relações Institucionais do SASC.
Eduardo Rocha - Arquiteto e Urbanista, Mestre em Educação, Doutor em Arquitetura, Docente e Pesquisador no PROGRAU/UFPel.
Sonia Fragozo - Arquiteta e Urbanista, MSc em Engenharia Urbana, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo PROARQ. Docente em Arquitetura e Urbanismo da Unisuam, Docente em Edificações da Faetec.
Carlos Nigro, Arquiteto e Urbanista | Fotógrafo, Mestre em Gestão Urbana.
Isabella Rusconi - Arquiteta e Urbanista, mestranda MPRU-Universidade de Aveiro, pesquisadora L3P DCSPT-UA.
José Antonio, mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional, docente do Centro Universitário UNDB em São Luís,
Assessor Especial da Secretaria das Cidades do Estado do Maranhão.
Luciana da Silva Andrade - PROURB FAU UFRJ, Arquiteta-urbanista.

Para participar acesse:

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos unir não só quando houver pandemia, mais sim para evitar, como o saneamento básico nas favelas, educação continuada de higiene, acolhimento principalmente as mulheres que na maioria são mãe e pai só mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante a união da rede neste momento !
    Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dr, prsidnt aditiva a lista om os noms d lidia vianna mnds tramss lidia viana nmn ds artilha viana mnds ligia vianna mnds, voluntarias lidia aruitta snior- voluntaria.

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto, muito bem colocado e aplicável!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto. Importante divulgar bem. Vou fazer minha parte.

    ResponderExcluir
  6. dr. somos stamos prparando matrial, as lidias ligia v mnds, urmos sr star protgida aui. ligia vianna mnds;

    ligia vianna mnds prisamos d nluvamntoopavabana, prisams d ajuda, mandarmos matrial para a binal.
    ligia para sts fntos linhas pnsants alimntos. ligiaisalhamnto no prdio m paa nossas familias. ligia. tmos

    ResponderExcluir
  7. Thank you for sharing this information about Corona Pandemic. It's very helpful.

    ResponderExcluir
  8. Eu AGORA FULLIFICAMENTE BECAU DE FINANCIAMENTO DO EMPRÉSTIMO QUE OBtive do Sr. Benjamin Lee. Gostaria de levar isto ao conhecimento do público sobre como eu entrei em contato com o Sr. Benjamin depois que perdi meu emprego e me foi negado empréstimo por meu banco e outra instituição financeira devido à minha pontuação de crédito. Não pude pagar os honorários de meus filhos. Eu estava atrasado nas contas, prestes a ser expulso de casa devido à minha incapacidade de pagar meu aluguel, Foi durante este período que meus filhos foram tirados de mim por adoção. Então eu me propus a buscar fundos online onde perdi $3.670 que pedi emprestado a amigos que me foram roubados por duas empresas de empréstimo online. Até eu ler sobre o Sr. Benjamin Lee ajudando as pessoas com um empréstimo on-line no qual este e-mail foi declarado (247officedept@gmail.com) em algum lugar na Internet, ainda não estava convencido por causa do que eu passei até que um parente meu que é um clérigo também me contou sobre o esquema de empréstimo em andamento a uma taxa de juros muito baixa de 2%% e termos de pagamento adoráveis sem penalidades por falta de pagamento. Não tenho escolha a não ser contatá-los, o que fiz através do texto +1-989-394-3740 e o Sr. Benjamin me respondeu Naquele dia foi o melhor e maior dia da minha vida que nunca poderá ser esquecido quando recebo um alerta de crédito de $400.000,00 do valor do empréstimo Usd que solicitei. Utilizei o empréstimo efetivamente para pagar minhas dívidas e iniciar um negócio e hoje eu e meus filhos estamos tão felizes e realizados. Você também pode contatá-los por e-mail: (247officedept@gmail.com) WhatsApptext helpline: +1-989-394-3740 Por que estou fazendo isto? Estou fazendo isto para salvar tantos quantos precisam de um empréstimo para não serem vítimas de golpes na Internet. Obrigado e que Deus abençoe a todos vocês, sou Oleksander Artem, de Horizon Park BC , Ukrain.

    ResponderExcluir
  9. Você precisa de um empréstimo legítimo, honesto, respeitável e urgente? Sua busca por um empréstimo legítimo termina aqui hoje, pois estamos aqui para satisfazer suas necessidades financeiras. Se você tiver sido recusado um empréstimo por bancos ou instituições financeiras por qualquer motivo, não se preocupe mais sobre seus problemas financeiros, pois somos a solução para seu infortúnio financeiro. Fornecemos bilhões (moedas diferentes) em empréstimos comerciais para mais de 32.000 proprietários de empresas. Usamos nossa própria tecnologia de risco designada para fornecer o empréstimo comercial certo para que você possa crescer seu negócio. oferecemos empréstimos de todos os tipos com uma baixa taxa de juros e também com duração para reembolsar o empréstimo. Você tem um crédito ruim? Você precisa de dinheiro para pagar as contas? ou você acha que é necessário começar um novo negócio? Você tem um projeto inacabado devido ao financiamento insuficiente? Você precisa de dinheiro para investir em alguma especialidade que irá beneficiá-lo? ISLAMIC REFINANCING LOAN COMPANY
    objetivo é fornecer excelentes serviços financeiros profissionais e_mail: [islamicrefinancing@gmail.com]
    Whatsapp; +15716666386

    ResponderExcluir
  10. Thanks for your marvelous posting! I really enjoyed reading it. you're a great author. I will be sure to bookmark your blog and will come back very soon..God bless you Pharma Machinery

    ResponderExcluir
  11. Compre documentos reais e falsos online - Compre documentos registrados online

    Produzimos apenas passaportes registrados de alta qualidade, carteiras de identidade, carteira de motorista, certificado IELTS, vistos, autorização de residência, certidão de nascimento, diplomas SSN, TOEFL, carimbos de saída / entrada, etc., que podem ser usados ​​legalmente nacional e internacionalmente. Será produzido com 100% de autenticidade como os documentos originais. Também usamos novas tecnologias biométricas para todos os tipos de nossos documentos.

    Contato:
    Wickr ID:::::::::: Spidoplug
    E-mail:::::::::::::: firstclassdocuments20@gmail.com

    Serviço duplicado de documentos:
    A produção de duplicatas de documentos significa que clonaremos documentos reais existentes e substituiremos as informações por seus dados fornecidos para se adequar às suas atividades, banco de dados considerando sua idade, sexo, nacionalidade, etc. Ele conterá nome real dos pais da pessoa, endereço, algum outro informações úteis que podem ser solicitadas no aeroporto e alfândega pela imigração, ect.


    Serviço de registro de documentos:
    Para alguns países, podemos oferecer o registro de seus novos documentos no banco de dados do governo após sua produção. Na verdade, serão os documentos oficiais emitidos e você poderá usá-los como os originais. Mas o preço para documentos registrados será maior do que para a produção de documentos regulares.


    Serviço de Afixação de Vistos/Selos:
    Oferecemos a possibilidade de afixar quase todos os tipos de carimbos/VISA nos passaportes para deixá-lo mais confiante. Não prestamos este tipo de serviço separadamente da produção do passaporte.


    Certificados IELTS:
    Oferecemos certificados de teste de inglês de alta qualidade sem exame. Os certificados serão originais e registrados em banco de dados oficial. Todos os certificados que emitimos possuem um nível de pontuação de banda de sua escolha (6,5-9,0). O IELTS é aceito por mais de 10.000 organizações em mais de 145 países.
    Isso inclui:
    Universidades, Escolas, Faculdades de Formação e Institutos Superiores
    Departamentos e agências governamentais
    Órgãos profissionais e industriais
    Empresas e empregadores.

    Contato:
    Wickr ID:::::::::: Spidoplug
    E-mail:::::::::::::: firstclassdocuments20@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Tudo graças ao Sr. Anderson Carl por me ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson Carl agora no Whatsapp: +1(252)285-2093 Email: andersoncarlassettrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Welcome. BE NOT TROUBLED anymore.
    you’re at the right place.
    Nothing like having trustworthy hackers.
    have you lost money before or bitcoins and are looking for a hacker to get your money back?
    You should contact us right away it’s very affordable and we give guaranty to our clients.
    Our hacking services are as follows:
    -hack into any kind of phone _Increase Credit Scores _western union, bitcoin and money gram hacking _criminal records deletion _Hacking of phones(that of your spouse, boss, friends, and see whatever is being discussed behind your back) _Security system hacking...and so much more.
    Contact us now and get whatever you want at:
    michaelcalcewizard78@gmail.com
    Whatsapp: +447375542502
    MICHAEL CALCE WIZARD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMOS GRUPOS ESTADUAIS!

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS